“VOCÊ ESTÁ ME OVINDO BEM?”

A conexão entre palhaças e público é para nós, o foco principal da atuação nos hospitais, e o que pode parecer muito simples, nem sempre é. Quando se chega no hospital nas primeiras visitas, sempre tem muita coisa acontecendo e é natural que a palhaça e o palhaço tenham dificuldade de articular tantas informações e ainda conseguir se conectar verdadeiramente com seu público, seja ele paciente, familiar ou da equipe.

Com o tempo cada pessoa, do seu jeito vai descobrindo uma maneira de se conectar, por meio do olhar, da escuta, da conversa, de uma brincadeira, um trejeito, enfim, cada pessoa descobre com a prática, o seu jeito de se conectar e isso faz toda a diferença.

Aqui quero falar sobre a importância da conexão com a equipe de profissionais dos hospitais. Nós entendemos que todos são nosso público, todos são nossos “pacientes”. Então é muito comum, nossa equipe parar no corredor para conversar com o pessoal da higienização, espalhar uma fofoca para o pessoal da farmácia, fazer uma foto com o pessoal da recepção, dar um atestado para as enfermeiras, passar uma receita de bolo para o pessoal do estágio, entre tantas outras consultas e cirurgias “besteirológicas” gratuitas que são realizadas ali mesmo no corredor, na recepção ou na sala de trabalho.

Esses momentos são preciosos para as equipes, que geralmente vivem uma rotina com sobrecarga de trabalho, sobrecarga emocional, cansaço, cobranças e tudo o mais que envolve trabalhar na área da saúde. Na verdade, essa realidade não se refere somente aos hospitais que atendemos, é a da maioria, para não dizer de todas as instituições que trabalham com a saúde, especialmente aquelas que atendem a uma demanda muito grande de pacientes, como é o caso da região oeste de Santa Catarina.

Por isso, resolvemos criar um evento on-line para podermos nos conectar de outras formas com as equipes dos hospitais. Nosso desejo era ouvir a experiência e perspectiva deles, sobre assuntos que nós consideramos relevantes para o trabalho, e podermos assim compartilhar com eles as nossas experiências também. Assim surgiu o Conexão entre Equipes, um evento on-line, que aconteceu em três dias diferentes, onde os profissionais driblaram as demandas de trabalho e pararam para conversar conosco.

Os assuntos abordados foram:

Impactos da pandemia – Uma visão do hospital pelo setor de higienização e vigilância epidemiológica, com a participação do Enfermeiro Paulo César da Silva e com a Supervisora de Higiene, Adriana Barbosa.

Humanização hospitalar na pediatria, com o Diretor do Hospital da Criança, Nemésio Carlos da Silva, a Enfermeira Pediátrica do HC, Lídia Tasca Tosetto, e o Enfermeiro Assistencial do HC, Josué Samoel da Silva.

Humanização hospitalar e cuidados com o idoso com câncer, com a Enfermeira da Quimioterapia do HRO, Yndaiá Zamboni e com a Coordenadora do Serviço de radioterapia, oncologia adulta e pediátrica do HRO, Gisele Fiori Borges.

A experiência desses encontros tem sido muito importante para as equipes se conhecerem melhor, e a fala deles fica reverberando em nós e nos estimulando a continuar com projetos como esse, pois o impacto nos pacientes e nas equipes, relatados pelas equipes dos hospitais, é algo que não se pode mensurar.






TEXTO DE MICHELLE SILVEIRA DA SILVA 

Doutores RiSonhos - Palhaçaria como ferramenta de humanização hospitalar - PRONAC 203857 - este projeto foi realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet , realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal - com patrocínio de empresas locais e regionais. 

Comentários

Postagens mais visitadas