ALEGRIA, ALEGRIA!


Durante o período de vigência do projeto Doutores RiSonhos – Palhaçaria como ferramenta de humanização hospitalar, realizamos visitas ao Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança “Augusta Muller Bohner”, ambos na cidade de Chapecó/SC.

Em cada um dos hospitais, diferentes setores foram contemplados com as visitas das Dras. Magnólia, Tetê, Kirina e Miúda. No HRO, receberam as visitas os setores de radioterapia, oncologia adulta, quimioterapia adulta, oncopediatria, UTI pediátrica, UTI Neo Natal, UTI Geral, centro obstétrico, centro cirúrgico, recepção da ala nova do hospital e centro de estudos. Já no HC, receberam as visitas, os setores administrativos, cozinha, lactário, pediatria, oncologia infantil, centro cirúrgico, quimioterapia infantil e Pronto Socorro.

As Intervenções artísticas, denominadas visitas aos hospitais, destinam-se a interação com os pacientes, seus acompanhantes, familiares e todos os membros das diferentes equipes de profissionais que atuam dentro das duas instituições.

Algumas vezes o público se encontra numa sala de espera, num elevador, num corredor, num quarto, num consultório ou numa recepção. O público pode ser de uma pessoa, duas, cinco, quinze, ou até mesmo 40 pessoas ao mesmo tempo. O público pode estar tranquilo, saudável, feliz, animado, estressado, nervoso, com dor ou muito debilitado. Para as artistas palhaças que entram no hospital com a intenção de atuar na humanização do sistema de saúde, tendo a arte da palhaçaria como ferramenta, essas informações acima são importantes para nortear o trabalho, para dar o tom da chegada e da interação, mas em nenhum momento, essas informações são impeditivos para o encontro e para o desenvolvimento de um jogo lúdico e divertido.

Atuar no ambiente do hospital tem suas especificidades, seus desafios e suas alegrias. As palhaças atuaram bravamente durante todo o ano, levando arte e entretenimento para o hospital, promovendo momentos de alegria e qualidade de vida para seus pacientes.

Ao total foram realizadas 176 visitas, e o público atendido foi de aproximadamente 16.000 pessoas, nos dois hospitais.







Texto de Michelle Silveira da Silva 
Fotos de Suzi Gobbi e Michelle Silveira da Silva 

Doutores RiSonhos - Palhaçaria como ferramenta de humanização hospitalar - PRONAC 203857 - este projeto foi realizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet , realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal - com patrocínio de empresas locais e regionais. 







Comentários

Postagens mais visitadas