É dia de hospital!
Texto de Nívia Loureiro Moro - Palhaça Tetê
Duas vezes por semana, Nívia e Indiamara
se organizam e combinam dias e horários para a realização dos atendimentos das
Doutoras Tetê e Miúda no Hospital Regional do Oeste (HRO) e no Hospital da
Criança (HC).
Nos dois hospitais, elas se dirigem para
o espaço onde começam a se arrumar... Meias, calçola, vestido, sapato,
jaleco... tudo alinhado! Depois, pasta branca, contornos com lápis preto, blush
e batom... tudo caprichado!
Na cabeça, um romântico e florido chapéu
e um grande e lindo laço vermelho. No jaleco não pode faltar: bloco para
anotações, caneta, adesivos milagrosos para o soro e para a veia; flores,
carros, aviões, piões, bolsas para presentear e marcar pequenos momentos;
frango, sapinho, chocalho, caixinha de música para diversificar os
atendimentos.
E por último e muito importante... um
lindo nariz vermelho!
E eis que surgem as queridas,
maravilhosas, lindas e modestas doutoras Tetê e Miúda!
Nas visitas que acontecem no HRO elas passam pela recepção do prédio novo, seguem pelo elevador até chegarem ao 7° andar – Quimioterapia. Ali os procedimentos são demonstrados e explicados. Soros "saborizados" com frutas (adesivos), receitas de medicamentos infalíveis, contendo tuuuudo o que o paciente gosta: chocolate, pizza, sorvete... e atestados para um merecido descanso no lugar escolhido pela pessoa. Tudo isso é disponibilizado. Muitas fotos são tiradas e muitas risadas resultam das conversas e histórias contadas.
Depois seguem para o 6° andar – UTI infantil, onde são recebidas com grande festa! Cantam, tocam músicas e distribuem carros e flores para as crianças internadas e para seus familiares.
Finalizando o trabalho no HRO vão para o 4° andar – Centro Cirúrgico e Maternidade. Ali as doutoras conversam com os familiares e com as mães que estão esperando. Explicam, nos mínimos detalhes, as cirurgias sem anestesia (o paciente não precisa esperar a anestesia passar e vai pra casa rapidinho).
Nas visitas no HC, elas dão uma passadinha pela cozinha para avaliar o cardápio do almoço ou do lanche do dia. Passam pelo posto de enfermagem onde a fofoca, digo, conversa corre solta.
Anotam nomes, quartos e informações sobre seus pacientes e iniciam os atendimentos passando em todos os quartos, onde o sapo da Tetê e o frango da Miúda entram em ação! É nos quartos onde acontece uma disputa acirradíssima pela cama que não está sendo ocupada.
Depois, uma passada pelo Pronto Socorro (PS) e recepção, onde muitos outros atendimentos são realizados.
No HC, as doutoras encontram muitos estudantes de enfermagem ou de medicina, dão conselhos sobre os estudos e a carreira e é claro, posam para fotos com os futuros colegas.
Ao término dos atendimentos nos dois hospitais, as doutoras
agradecem pelo valioso dia de trabalho, guardam suas parafernálias, suas roupas
e seus precioso nariz, retiram a pasta branca, o lápis preto, o blush e o batom, e é aqui que reencontram Nívia e Indiamara que estão cansadas, mas realizadas com tudo que
vivenciaram com as doutoras Tetê e Miúda.


.jpeg)
Comentários
Postar um comentário