O Lar dos Idosos é vivo, muito vivo!


"O
 hospital é vivo", essa é uma fala que ouço desde que entrei nos Doutores RiSonhos, mas agora eu preciso dizer : O lar de idosos é vivo, muito vivo, mas é de um viver sereno com picos de energia, de um viver de quem já viveu muito nessa vida.

Essa é a percepção da Gabrielle Heinz, a Dra. Magnólia, após conhecer e atuar nas visitas ao Centro de Convivência do Idoso de Chapecó. E ela continua...


Quando a oportunidade de visitar o lar apareceu, eu não sabia o que esperar, como seria a Magnólia nesse lugar? Como iria interagir com as pessoas? Será que é parecido com o hospital? E em partes, sim, é parecido. Ali você também encontra pessoas enfermas, cada interação é única e não há como prever o que vai acontecer, assim como no hospital. Mas é diferente em uma coisa, pelo menos pra mim, no lar os idosos querem ser ouvidos, querem muito mais serem ouvidos do que ver alguma grande cena cômica, eles querem me ensinar alemão, me falar que sentem falta dos bailes, dizer qual a hora da comida e o que tem pra comer. 

Sempre tive a arte como o produto a ser entregue, entrego uma piada, uma cena, uma dança ou música, ali descobri que preciso entregar a arte de ouvir, porque quem já viveu muito, tem muito a contar, tem tanta história e sabedoria que nem cabe no peito e precisa ser compartilhado, lá ensinaram a Magnólia que tanto gosta de falar que ela precisa ouvir mais, e também ensinaram que bom dia em alemão é Guten Morgen. 


Cada espaço visitado exige de nós, artistas e palhaças, um novo posicionamento, uma nova abordagem ao nosso público. O objetivo continua sendo o mesmo, colocar o paciente/público como protagonista e potencializar a alegria que há nele (a). Quando nos colocamos abertos ao jogo e com esse objetivo claro, aprendemos muito como artistas e como pessoas. 


Fotos de Suzi Gobbi

ALEGRIA É REMÉDIO 
Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 - executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.


Comentários

Postagens mais visitadas