Alegria é Remédio: Doutores RiSonhos impactam quase 1.000 pessoas com projeto

 


Intervenções artísticas foram realizadas no Hospital da Criança, Centro de Convivência do Idoso e Abrigo Municipal de Chapecó


Foram 16 intervenções artísticas, realizadas em três espaços de Chapecó e que impactaram quase 1.000 pessoas. São crianças, adultos e idosos que viveram momentos de alegria e muito riso com as palhaças Barrica (Michelle Silveira da Silva) e Magnólia (Gabrielle Heinz) por meio do projeto “Alegria é Remédio”.

As visitas ao  Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, o Abrigo Municipal e o Centro de Convivência do Idoso foram realizadas entre os meses de fevereiro e abril, por meio do Edital Aldir Blanc de 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Em cada espaço e em cada encontro, foram abordadas diferentes temáticas, com um cuidado especial de produção que incluiu a preparação de temáticas, figurinos, adereços e repertório musical referente ao tema abordado.


Transformando o dia com alegria 

Os locais foram escolhidos com a intenção de dar continuidade de um trabalho que vem sendo realizado há anos, buscando relações e espaços de saúde mais humanos, acolhedores e lúdicos e também de expandir a atuação para novos lugares.

Para quem recebeu as visitas e pode acompanhar de perto a reação das crianças do Abrigo Municipal, o projeto fez a diferença. “Pudemos observar nas crianças o olhar de admiração, os sorrisos. A companhia dos Doutores dentro do acolhimento sempre vai ser um momento de alegria, de risos. É disso que os nossos pequenos precisam. É sempre um momento maravilhoso tê-los conosco, um momento de descontração e feliz”, destaca a Coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional, Daciane Capelezzo.

A Diretora Artística e Coordenadora Geral dos Doutores RiSonhos, Michelle Silveira da Silva, destaca que o projeto possibilitou a expansão do trabalho do grupo. “Realizar esse projeto foi muito inspirador. Nos deu a oportunidade de atuar em três lugares muito diferentes, com pessoas diferentes também.  Cada encontro realmente foi único, e encerramos as visitas com muitas histórias novas para lembrarmos e para contarmos”, comemora.

A atriz Gabrielle Heinz reforça a importância da experiência de levar o trabalho para espaços além do hospital. “Foi muito rico explorar esses novos espaços, descobrir como fazer a nossa arte em locais diferentes. No CCI, por exemplo, era um local de escuta, os idosos queriam nos contar sobre a vida, nos ensinar alemão e reclamar sobre a falta de bailes, já no abrigo, as crianças amaram a cena que apresentamos. É incrível ver essa diferença de potencial artístico em cada lugar”, comenta. 

Completando 10 anos de atuação em 2022, os Doutores RiSonhos seguem levando arte e afeto para os hospitais de Chapecó, além formações diversas em palhaçaria para a comunidade e muitas novidades, com a realização do projeto Doutores Risonhos - Palhaçaria como ferramenta de humanização hospitalar, que inicia em maio. 

Acompanhe todas as novidades pelas redes sociais @doutoresrisonhos e no site www.doutoresrisonhos.com



Fotos: Suzane Gobbi






Comentários

Postagens mais visitadas