Saúde do Homem - O que não pode faltar em um check-up masculino?

 


Você é daqueles que só vai no médico quando não aguenta mais alguma dor ou desconforto? Ou ainda, daqueles que esperam a esposa marcar uma consulta para ver se está tudo bem com a sua saúde?


Então esse texto é para você se lembrar que precisa ser o protagonista quando se trata da sua saúde. E uma das atitudes fundamentais para isso é manter os exames em dia, buscando atendimento médico antes de apresentar qualquer sintoma e

fazendo um check up anual, ou de acordo com a orientação médica. 


O check up é um combo de exames com os quais é possível detectar precocemente doenças ou condições que necessitem de atenção especial, tratamento ou mudança de hábitos.


Além disso, também ajudam a promover a saúde e o bem-estar, já que durante as consultas o homem receberá orientações e informações sobre cuidados para prevenção. 


Alguns dos exames que devem ser realizados:


Avaliação geral: Peso, altura, pressão arterial e frequência cardíaca.


Saúde Mental: É importante sempre falar sobre sintomas e questões que estejam afetando a saúde mental para diagnóstico de estresse, depressão e ansiedade.


Exames de Sangue: Uma análise de sangue completa, como o hemograma, apresenta a contagem de glóbulos, a função hepática, os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, entre outros, e ajuda a perceber alterações que podem indicar inúmeras doenças.


Exame de Próstata: A partir dos 50 anos, é indicada a realização de exames de próstata. Porém a idade pode variar de acordo com a indicação médica.


Exames de Rastreamento Específicos: Dependendo dos fatores de risco, histórico familiar e estilo de vida, o médico pode recomendar exames específicos para doenças de pele, do coração ou sistema circulatório, trato urinário ou colorretal e ainda visão e audição.


Durante o Novembro Azul, as campanhas relembram a importância do cuidado com a saúde, mas essa é uma prática que precisa ser estendida para o ano todo!

Então, cuide-se sempre. 


Comentários

Postagens mais visitadas