3 fatos que você precisa saber sobre o Câncer de Mama

O Outubro Rosa é o mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama e, mais recentemente, também o câncer de colo do útero.

A campanha surgiu nos Estados Unidos, nos anos 1990 e passou a fazer parte do calendário brasileiro em 2022, ganhando adeptos e cada vez mais visibilidade, com a participação de empresas e instituições em todo o país, com foco na prevenção e diagnóstico do câncer de mama.


Vamos listar 3 fatos que você precisa saber sobre ele:


  1. Incidência 

O câncer de mama é o que mais afeta mulheres no Brasil, excluindo-se os tumores de pele não melanoma. 

É também o tipo que mais causa mortes entre as mulheres brasileiras em todas as regiões do país, com exceção da região Norte, tendo causado 11,84 óbitos/100.000 mulheres em 2020, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA)


  1. É possível prevenir o câncer 

Bons hábitos podem ajudar a prevenir a doença. Segundo o INCA, algumas medidas podem colaborar para evitar o desenvolvimento do câncer. São eles:

  • A prática de atividades físicas

  • Alimentação saudável

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Os principais fatores de risco são histórico familiar da doença, idade avançada, exposição a hormônios, obesidade e consumo excessivo de álcool.


  1. Existe cura 

Quanto mais cedo o tumor for identificado, maiores são as chances de cura da doença. Segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), quando identificado em estágios iniciais, as chances de cura podem chegar a 95%. Por isso é muito importante a realização do autoexame mensal e a mamografia anual, no caso de mulheres a partir de 40 anos.


Então, não se esqueça de priorizar a sua saúde e buscar atendimento médico em caso de dúvidas ou alterações.

Só você pode fazer isso por você mesma!


Texto de Suzi Gobbi


Comentários

Postagens mais visitadas