Como ser mais inclusivo com as pessoas surdas?

Você sabia que a comunidade surda representa cerca de 5% da população brasileira? Isso mesmo, são mais de 10 milhões de pessoas, de acordo com o IBGE.


Muito mais do que números, são pessoas que estão ao nosso lado no dia a dia e por vezes nem nos damos conta das dificuldades e desafios que enfrentam, muitas vezes até para as coisas mais simples, como um atendimento em uma loja ou a inserção no mercado de trabalho.


Há 21 anos, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), foi reconhecida como língua oficial das pessoas surdas no Brasil, mas só mais recentemente ela tem sido difundida de forma mais significativa, por meio da educação e a exigência por acessibilidade.


Muito mais do que uma simples tradução da língua portuguesa, a LIBRAS é uma língua visual-espacial completa e independente, com sua própria gramática e estrutura linguística.


É por isso que neste 26 de setembro,  dia em que se comemora o Dia Nacional dos Surdos e Dia Internacional da Linguagem de Sinais, queremos falar um pouquinho mais sobre como cada um pode fazer sua parte para mudar essa situação.


Como posso fazer minha parte?


  1.  Aprenda LIBRAS

Atualmente, é possível aprender a língua por meio de aulas online, aplicativos e até aulas presenciais, o que garante ao menos uma comunicação básica com as pessoas surdas.


  1. Garanta a acessibilidade

Se você é responsável pela organização de eventos ou produtor de conteúdo, lembre-se sempre de incluir no seu planejamento providenciar um intérprete e fazer a legendagem de seus vídeos.


  1. Dicas ao se comunicar

Quando se comunicar com alguém surdo, mantenha contato visual claro para permitir a leitura labial, caso a pessoa a faça.

Lembre-se de ser paciente, não interromper ou apressar a pessoa em sua comunicação. Repita suas frases se for necessário.

Outra dica é sinalizar sua presença no ambiente acenando ou com um toque no ombro.

Por último, lembre-se que nem todas as pessoas surdas se comunicam da mesma forma, então entenda que linguagem cada um prefere: LIBRAS, por escrito, leitura labial.

 

  1. Aprenda e repasse os aprendizados

Pesquisar, ler, conhecer tecnologias e formas de tornar o mundo mais acessível é fundamental para sermos parte ativa na promoção da acessibilidade. Compartilhar esses aprendizados com quem está ao nosso redor também faz com que cada vez mais pessoas se preocupem em ficar atentos às necessidades dos surdos e acima de tudo.


Com essas práticas, é possível fazer ao menos um pouquinho para deixar o mundo um lugar mais acolhedor para as pessoas surdas, colaborando na promoção da igualdade de oportunidades e no respeito pela diversidade.


Doutores RiSonhos e Acessibilidade


Neste ano, as ações dos Doutores RiSonhos contarão com acessibilidade para pessoas surdas e cegas. Todos os vídeos produzidos para as redes sociais terão tradução em LIBRAS ou audiodescrição, assim como os posts já contam com texto alternativo e a descrição #paracegover.

O grupo também fará apresentação especial com tradução em LIBRAS na Associação dos Surdos de Chapecó.



Imagens de um treinamento realizado com a intérprete Grecimara Alba, no ano de 2022 para a equipe de palhaças do projeto.

Imagem da intérprete Grecimara Alba, interpretando a descrição da Palhaça Kirina, no nosso ensaio fotográfico, no ano de 2023.

Texto de Suzi Gobbi

Comentários

Postagens mais visitadas