Oficina PALHAÇO EM FOCO com Gyuliana Duarte em Chapecó




Com grande alegria, nessa semana os Doutores RiSonhos se preparam para receber a atriz/palhaça Gyuliana Duarte – Palhaça Xuleta, de Belo Horizonte/MG, que ministrará em Chapecó a Oficina Palhaço em Foco, direcionada para o Grupo Doutores RiSonhos e aos alunos da Oficina de Formação Continuada do grupo.

Gyuliana Duarte começou a pesquisar a linguagem do palhaço em 1999, dentro do curso de Artes Cênicas da UNIRIO (RJ). Em 2007 se integra à equipe dos Doutores da Alegria da Unidade Pão de Queijo de Belo Horizonte, e hoje atua como Coordenadora Artística no Instituto HAHAHA, ONG que dá a continuidade ao trabalho dos Doutores da Alegria em BH. Os principais palcos de Xuleta, até a estreia do seu solo, foram os hospitais, onde a prática dentro deste espaço de risco terminou por “especializá-la”, por moldar e ajustar o seu instrumental de palhaça. 

A atriz, com o seu solo de palhaça “Xuleta Mon Amour”, dirigido por Vera Abbud, percorreu grandes festivais de circo do país e do exterior ampliando sua experiência no universo da palhaçaria.

Em Chapecó, a atriz vem para trabalhar a sustentação da lógica do palhaço, sua presença cênica, seu estado e suas possibilidades criativas, a relação da dupla cômica, entre tantas outras técnicas e atividades distribuídas em uma belíssima e sensível oficina de 20h.

A viabilidade dessa oficina, deu-se por meio do Projeto Doutores RiSonhos – Palhaçaria na humanização hospitalar, aprovado na Lei Rouanet/2018. O Projeto prevê a capacitação de sua equipe de artistas, formação artística para a comunidade e colaboradores dos hospitais, criação e apresentação de espetáculos teatrais, além de o carro chefe do projeto ser as visitas semanais realizadas no Hospital Regional do Oeste e Hospital da Criança.

Só será possível concretizar todo o planejamento do projeto, graças ao patrocínio das empresas que acreditam no nosso trabalho, são elas: EXPRESSO SÃO MIGUEL, FOZ DO CHAPECÓ, VETANCO, UNIMED CHAPECÓ, DM AUTO, ACASEL, TOS AMBIENTAL, DIFRISUL E CELEIRO SUPERMERCADOS.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas