Tetê no ambiente hospitalar

 

Nívia Loureiro Moro – Palhaça Tetê

 

Após realizar alguns cursos de palhaçaria com a orientação da Michelle, Palhaça Barrica, eis que nasceu a Palhaça Tetê.

Foi um longo processo de construção, de idas e vindas, de risos e choros, de muito aprendizado e de muitos ganhos.

A Tetê nasceu um pouco tímida, sem saber direito quem e como era, mas sempre com uma certeza: queria ser palhaça no hospital!

Pesquisas, conversas, experimentações, observações, cortejos natalinos e em abril de 2022, Tetê vestiu seu jaleco de Doutora pela primeira vez. Finalmente fazia parte do grupo Doutores RiSonhos. Foi uma tremenda alegria iniciar as visitas, fazer parte da rotina semanal de tantos pacientes e de seus familiares, conhecer as salas, corredores e elevadores do hospital, suas equipes: da vigilância, da recepção, da higienização, da enfermagem, médicos e médicas, e tantos outros profissionais que fazem o Hospital Regional do Oeste funcionar.

Em cada olhar, em cada palavra, em cada riso, em cada porta, em cada vidro, a alegria é transmitida e com certeza, as relações entre as pessoas ficam mais leves e há uma grande melhora na saúde mental de pacientes, familiares e equipes.

Cirurgia para “enxergar no escuro”, tratamentos de música e dança terapia, festas e bailes na sala da quimioterapia, soros saborizados e tantas alternativas para o riso, são levadas às pessoas que circulam pelo HRO, sempre com muita responsabilidade e cuidado.

O uso de máscara, a lavagem das mãos e a utilização de álcool, já fazem parte da rotina de todas as visitas realizadas.

É maravilhoso ser reconhecida pelas pessoas, ser chamada pelo nome, receber o carinho, perceber como gostam do nosso trabalho e ouvir: “Sentimos falta de vocês!”, “Por que vocês não passam no nosso setor?”, “Estava esperando vocês chegarem”, “Eu disse que vocês viriam!”.

É através de tudo isso que percebo como a Tetê já é querida, já é vista, e percebo também como cresci e amadureci.

Hoje sou uma palhaça um pouco atrapalhada, mais extrovertida, menos apressada, com mais vontade de fazer, de brincar, de interagir, de conhecer, de experimentar e o mais importante, sem medo de errar, porque muitas vezes, é com o erro que nasce uma piada ou um jogo legal e divertido.

E é com o erro e com a ajuda e o carinho que sempre recebo das minhas colegas Magnólia, Miúda, Kirina e Barrica que aprendo a superar dificuldades, a ser cada dia melhor, a ser cada dia mais Tetê.



Fotos de Suzi Gobbi

Comentários

Postagens mais visitadas