Sempre estive aqui

 

Indiamara Sutili - Palhaça Miúda

 

A Miúda tomou forma em abril de 2022, ela vem se descobrindo há quase um ano, mas na verdade ela sempre esteve comigo, desde nova nos cursos de teatro, nas apresentações da escola, nos movimentos estudantis, nas descobertas da adolescência e da vida adulta. Aquela inquietação, aquela necessidade poética e artística e o amor pelas artes, sempre estiveram comigo.

Miúda estava lá, na aceitação de um corpo gordo e na descoberta de uma mulher que amava outras mulheres, nos primeiros sintomas da depressão e nas terapias para tratar a ansiedade. Sempre me senti diferente, estranha e estranhamente eu gostava disso, ao contrário do que idealiza a sociedade eu nunca fui uma mulher delicada, discreta e recatada. Eu sou uma mulher grande com um tom de voz alto, com opiniões contraditórias e uma luta diária contra o patriarcado.

Assim meu caminho cruzou com a palhaçaria e eu comecei a perceber que toda aquela inquietação todo aquele anseio podia ser colocado pra fora, conhecer outras mulheres palhaças e a palhaçaria feminina me fez capaz de entender que a Miúda podia sim ser uma mulher gorda, que fala alto, que luta, que erra e que cai inúmeras vezes.

Hoje, Dra. Miúda segue trabalhando num ambiente hospitalar com crianças na oncologia e adultos na radioterapia, ambientes que as vezes não são fáceis, mas enriquecedores.

Quando Miúda e sua dupla entram nos quartos nas salas de espera, percebo uma luz se abrindo, pacientes debilitados, esperançosos ou até aqueles que possuem a certeza da cura ou não, param um minuto para ouvir nossas conversas fiadas, para receber nossos atestados com férias pagas para o Caribe ou até mesmo ouvir suas histórias e pedidos.

Um abraço apesar das restrições, as vezes é inevitável, e como é bom quando esse inevitável acontece, as vezes sem palavra alguma e sem razão nenhuma.

Desde o início de todo esse processo de descoberta, eu percebi um novo corpo aparecer, uma nova voz, novos olhares, uma palhaça novinha em folha tentando dar um “salto”. Salto esse que tem me feito mais livre como pessoa, como mulher, que tem me dado coragem para seguir, assim eu e Miúda seguimos nesta caminhada juntas como sempre estivemos.


Fotos de Suzi Gobbi

Comentários

Postagens mais visitadas