"Aqui é a sua casa?"
Uma das ações que realizamos de forma a contemplar uma das empresas patrocinadoras do nosso projeto, a Foz do Chapecó Energia S.A., é visitar algumas cidades vizinhas a Chapecó, para contemplá-las com as intervenções dos Doutores RiSonhos.
Nosso foco sempre tem sido visitar as instituições de saúde, como Unidades Básicas de Saúde e Hospitais dos municípios.
Nesse ano de 2024, recebemos o convite da cidade de Nonoai/RS para visitarmos a Casa de Assistência Social Amor e Caridade, que atende a aproximadamente 80 idosos e idosas.
Convite feito, convite aceito!
Na chegada já percebemos que a nossa intervenção teria que ser adaptada imediatamente, porque o espaço e o público necessitava de uma abordagem bem diferente e especial.
Alguns idosos e idosas apresentavam algum tipo de demência, o que dificulta a atenção deles, especialmente na forma como estavam distribuídos no espaço.
Então, as palhaças prontamente passaram a interagir individualmente com eles, falando sobre algum detalhe específico e especial detectado no momento da interação.
Muitos risos, conversas, abraços, confissões e emoção!
Foi impressionante o quanto eles interagiram com as palhaças, de forma natural e generosa. E as palhaças, as Dras. Barrica, Kirina e Miúda saíram de lá, infladas de tanto amor, ricas de tanta troca e reflexivas com tanta experiência.
Que momento especial para guardar no coração e repetir a dose.
![]() |
A Palhaça Kirina caracterizada como Estrela do Natal, conversa com duas idosas que aparecem de costas na foto. |
![]() |
As Palhaças Kirina e Barrica conversam e riem com uma idosa que aparece sentada de costas em uma cadeira de rodas. |
![]() |
As Palhaças Barrica, Kirina e Miúda assistem atentas a cantoria de um idoso que cantou a música dos Passarinhos. |
![]() |
Ao final da visita, as palhaças receberam um cartão de agradecimento pela visita. |
Fotos Luciéle Pompeo
Texto Michelle Silveira da Silva
Projeto Palhaçaria no hospital - Alegria é remédio - PRONAC 236675, viabilizado com recursos da Lei Rouanet, Ministério da Cultura, Governo Federal.
Comentários
Postar um comentário