DEISE OU MARGARIDA, MARGARIDA OU DEISE


Texto de Deise Battestin De Oliveira - Palhaça Margarida 

Eu nasci num lugarejo pacato do interior. Fui para a escola com sete anos de idade, naquela época não tinha pré, prezinho, educação infantil, a escola oferecia estudos de primeira a oitava série.

Eu era uma criança mais tímida, recatada, na escola eu adorava as aulas de educação física, tinha brincadeiras, jogos de voleibol, handebol, mas eu não era muito boa nisso não, sempre era a ultima a ser escalada para participar dos times, eu me sentia um pouco triste com isso. Mas, em compensação eu me destacava nas modalidades de corridas, saltos em distância e altura, era muito boa nisso, participava de competições representando a escola em campeonatos municipais, e até ganhei medalhas.

Nas horas de folga já em casa eu brincava muito com as crianças da vizinhança, não parava um minuto se quer, me sentia livre, leve, solta e feliz.

Quem dera permanecer com a alma daquela criança, que era tão pura, não sentia vergonha, nem medos. Na escola nesta fase participava de festivais da canção, mesmo cantando desafinado, recitava versos na igreja mesmo esquecendo palavras ou falando errado, dançava mesmo que desengonçada, ria dela mesma sem medos de errar ou de julgamentos.

Com o passar dos anos a minha criança foi crescendo, e foram sendo colocadas, verbalizados, por adultos algumas afirmações do tipo: isso é feio, isso não pode, isso é vergonhoso, não faz isso menina. Com isso automaticamente foi mudando meu jeito de ser. E foram se criando algumas barreiras, crenças limitantes, couraças. Para que? Para nos adequar a uma sociedade que cria regras. E é uma necessidade  nos sentirmos pertencentes.

O tempo foi passando, e quanto mais passava mais sentia saudades da minha criança. Então comecei a buscar por ela novamente. E percebi que sim, que seria possível. Foi ali que reconectei em mim, com  e através da Margarida

Quem é a Margarida? Uma personagem? uma artista?  ou a minha criança voltando para a Deise. Que Margarida é essa que pode cantar desafinado!? ter um andar "tanço" (desengonçado)?  dançar estranho? pode rir dela mesma e rir com os outros sem medos de julgamento.

Assim eu me reencontrei na mais plena alegria depois de descobrir o clown, de descobrir a Margarida. Já não sei mais se eu sou Margarida e Deise? ou Deise e Margarida? Elas se misturam, se fundem em uma só.


Foto de Suzi Gobbi

Comentários

Postagens mais visitadas