Finalizamos a Oficina de Formação, com visitas aos hospitais

Foi em clima de comemoração que encerramos as atividades da nossa OFICINA DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM PALHAÇARIA NO HOSPITAL, promovida pelos Doutores RiSonhos. 

Foram 50h de aulas, que incluíram aulas teóricas, práticas, pesquisas de figurinos, ensaio de cenas, e muito lanche, claro. 

A oficina de formação continuada, como o próprio nome já diz, tem a intenção de manter a formação dos alunos e alunas, para que esses possam vir a fazer parte do grupo efetivamente, algum dia. É claro, que os que não puderem assumir a responsabilidade com o grupo, podem sempre continuar usufruindo das outras atividades que o grupo propõe, como intervenções e cortejos natalinos, por exemplo. 

Esse ano, pela primeira vez, conseguimos encerrar a oficina com as visitas dos alunos e alunas aos hospitais. 

Afinal, foi isso que os motivou a entrar para a oficina. 


Segundo a aluna Patrícia Reis, Palhaça Piquenique, assim foi essa experiência para ela: 

"Participar dessa formação de Palhaçaria no hospital foi uma experiência maravilhosa, pois demanda de muita coragem, astúcia, jogo de cintura,  explorar habilidades pessoais que nem sabia que estavam dentro de mim, ampliar a "escuta" e se colocar no lugar do outro,  calar a eloquência da alegria e saber harmoniza-la com a tristeza de um diagnóstico pessimista. Levar esperança, conforto, sorriso dentro da medida do momento é desafiador, é ter acima de tudo respeito pelo ser humano a tua frente, onde as vezes diante de uma situação triste não cabe graça, mas  demonstrar um carinho no olhar, um aceno de mão que mostre apoio, por isso é tão importante o curso, e a preparação. "É uma experiência intensa, pois exercita a inteligência emocional, a perspicácia, a consciência de espaço e corpo, enfim, desenvolve habilidades que modificam seu olhar sobre a vida e sobre si mesmo!"



Também realizaram as visitas, os alunos Mainô Prates, Edegar Henrique e Raquel De Oliveira Reis. Realizarão as visitas em abril/23, os alunos Deise Oliveira e Renato Rosset.

* A Oficina de Formação Continuada em Palhaçaria no Hospital, integra as ações do Projeto Doutores RiSonhos - Palhaçaria como ferramenta de humanização hospitalar (PRONAC 203857)

Fotos de Luciele Pompeo
Texto de Michelle Silveira

 

Comentários

Postagens mais visitadas