Alegria é remédio!

Doutores RiSonhos realizam intervenções artísticas em Chapecó

 


Completando 10 anos de atuação em 2022, os Doutores RiSonhos apresentam a intervenção artística “Alegria é Remédio”. O projeto, que contará com 16 apresentações, foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc de 2021, executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

O edital possibilita a ampliação do trabalho do grupo, que desde 2012, atua com palhaçaria hospitalar e vem buscando alternativas de continuação do trabalho, além de novos espaços para atuação. Dessa forma, os locais escolhidos para as intervenções são o Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, o Abrigo Municipal e o Centro de Convivência do Idoso.

Segundo a Diretora Artística dos Doutores RiSonhos,  Michelle Silveira da Silva, “a intenção deste projeto é promover, por meio da arte, a qualidade de vida, a alegria, os bons encontros e a potência de cada pessoa”.

Em cada espaço e em cada encontro, os palhaços irão abordar temáticas diferentes, fazendo seus atendimentos como “médicos besteirologistas”, incluindo temáticas, figurinos, adereços e repertório musical referente ao tema abordado.


Levar alegria e ressignificar relações

Os locais foram escolhidos com a intenção de realizar a continuidade de um trabalho que vem sendo realizado há anos, buscando relações e espaços de saúde mais humanos, acolhedores e lúdicos. “A ideia é levar aos espaços mencionados, intervenções artísticas pensadas, ensaiadas e com qualidade”, reforça a diretora.

O Centro de Convivência do Idoso realiza um serviço de proteção social, cuidados com a saúde e fortalecimento de vínculos a idosos em situação de vulnerabilidade social e pessoal.

No Abrigo Municipal, são abrigadas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, que estão aguardando a adoção, ou retorno para suas famílias.

Mais um espaço que será contemplado com as intervenções artísticas é o Hospital da Criança Augusta Muller Bohner, que tem 10 anos de existência. Desses, há 9 anos, os Doutores RiSonhos têm atuado junto às equipes de profissionais com a intenção de promover qualidade de vida às crianças internadas, familiares e equipes de profissionais da instituição.





Registros de treinamento das Palhaças Barrica e Magnólia, por Suzi Gobbi






 

Comentários

Postagens mais visitadas