Intercâmbio artístico - Doutores RiSonhos e Instituto HAHAHA





“ Na noite anterior, eu não dormi direito. De tanta ansiedade eu fiquei me acordando o tempo todo e quando dormia, sonhava que tinha esquecido meu nariz, depois tinha esquecido a peruca, e assim por diante uma sequência de esquecimentos, que me faziam acordar assustada, e me faziam lembrar do que viria na manhã seguinte.
O relógio despertou e eu levantei rápido da cama alheia. Me preparei com a alegria de uma criança que vai passear e com a mesma ansiedade e certeza das descobertas.
A casa onde eu estava hospedada era bem perto do Hospital Santa Casa, uma quadra mais precisamente. Mas eu fui para lá meia hora antes do combinado, para não perder a hora.
Cheguei na entrada dos funcionários, me sentei do lado de fora e enquanto aguardava as 09:15h, eu olhava e reconhecia aquele espaço externo do hospital. Fiquei a olhar quem chegava, quem saia, quem conversava, quem ria e também quem ignorava por pressa ou costume.
E eis que no horário combinado, surge ela, vindo com sua mochila de roupas nas costas, numa mão um cabide com a sua roupa de palhaça pendurada, cuidadosamente guiada para não se amassar, os olhos estalados e felizes, um sorrisão estampado no rosto, os cabelos meio rebeldes e com uma voz meio apavorada, o que dá a ela um tom muito engraçado me disse: - Bom dia Barrica!
Meu coração se aqueceu em vê-la, em saber que era com ela que ia trabalhar naquela manhã, pois chegava com aquele jeito meio apavorado e gentil, que só pelo fato de existir já virava poesia. Ela se chama Rosa”.




Assim começou meu dia de intercâmbio artístico com o Instituto HAHAHA de Belo Horizonte, MG. Grupo que trabalha há muitos anos com palhaçaria nos hospitais da capital de Minas.
A minha relação com o Instituto HAHAHA foi de amor à primeira vista. Desde a chegada na sede, o contato com a equipe, com a administração, com a coordenação, com os palhaços, foi tudo sempre muito amoroso, respeitoso e de uma generosidade por parte deles, dificilmente encontrada.
Fui convidada pela Gyuliana Duarte, atriz e Coordenadora Artística do Instituto para fazer uma visita com os palhaços Dra. Rosa e Dr. Mulambo ao Hospital Santa Casa.
Conhecer uma estrutura de hospital diferente da que trabalhamos, pessoas e abordagens diferentes, outros tipos de jogos, espaços com necessidades diversas, uma pausa para almoço e um retorno as atividades, foi uma experiência incrível, muito enriquecedora para mim e também para o nosso grupo Doutores RiSonhos que já passou por algumas mudanças após esse breve e intenso contato com o HAHAHA.
Para mim como palhaça, foi uma experiência ótima de jogo, de generosidade e escuta do outro, pois é muito difícil você estar jogando em cena com alguém que você nunca viu na sua vida. Mas Dra. Rosa e Dr. Mulambo foram ótimos e me conduziram na visita de forma que eu estava em casa.
Como Dra. Barrica, pude perceber e ver funcionar outras dinâmicas de jogo no espaço do hospital, pude me desafiar mais e me questionar também sobre algumas abordagens. Percebi o quanto a comicidade física funciona com as crianças e com os coletivos toda a vez que o Dr. Mulambo se jogava nas paredes, se batia nas portas, tentava sair pela janela. E percebi também que a interação individual e delicada também é um suspiro para a alma do paciente, do acompanhante, e a cumplicidade do jogo pode funcionar tanto quanto a gargalhada.
Como Coordenadora Artística dos Doutores RiSonhos eu vi muitas possibilidades se mostrando, percebi outras formas de organização, articulação e isso foi muito esclarecedor para mim.

Como pessoa, bem, como pessoa eu fiquei muito feliz com a recepção, com o carinho e com a generosidade de tudo que foi partilhado comigo, e pretendo honrar e respeitar cada ensinamento, cada dica e cada momento que passei junto ao Instituto HAHAHA. 






Fotos de Tamires da Mata 

Comentários

Postagens mais visitadas