quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Palestras: Palhaçaria no hospital - Ressignificando a internação

Nos dias 24 e 27 de outubro, aconteceram no Centro de Estudos do Hospital Regional de Chapecó, palestras com os integrantes do Grupo Doutores RiSonhos, onde puderam apresentar detalhes do projeto bem como os seus principais objetivos. Além disso, os atores palhaços puderam compartilhar com o público presente um pouco da sua experiência como palhaços nos hospitais e instigar a equipe a um olhar diferenciado para a rotina de trabalho dentro do hospital por meio da RESSIGNIFICAÇÃO dos espaços, objetos e situações. Foi uma ótima oportunidade de entendermos melhor a dinâmica do hospital e de que forma o projeto pode contribuir com a formação da equipe.


-Utilizar a arte como potencial transformador e não terapêutico;

“ A arte tem o poder de ajudar a virar, delicadamente, nossa atenção para a outra metade do prato –aquela que deixamos de ver (...)”.Masetti, 2003.

-Atuar na humanização do espaço e das relações hospitalares;

“ A essência (da humanização) está ligada a qualidade das relações desenvolvidas entre equipe de saúde e pacientes, ao que é comunicado nessa interação e, sobretudo, ao exercício das potencialidades dos seres humanos.” Masetti, 2003.

- Contribuir para a socialização entre pacientes, familiares e equipe;

“(...)há uma metáfora para a situação da doença: a de que é possível desenvolver ou atingir um outro plano mediante a dor. Ela é um dos acontecimentos, mas a realidade do paciente vai além dela. (...) Essa possibilidade nasce da potência do encontro”. Masetti, 2003.

-Auxiliar no processo de recuperação de forma positiva e contribuindo para elevar a autoestima do paciente e a qualidade de vida;

“A alegria resulta de uma ideia que se encontra com nossa alma e aumenta nosso poder de ação, nossa potência. A tristeza surge quando algo ameaça nossa própria coerência e diminui nossa energia”. Espinosa por Masetti, 2003.

- Ressignificar a internação através da comicidade e do lúdico.

“É no brincar e talvez apenas no brincar que a criança ou o adulto fluem sua liberdade de criação”.Masetti, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doutores RiSonhos completam 8 anos de atuação

Artistas comemoram trajetória de muita dedicação à arte da palhaçaria e à humanização hospitalar Transformar o ambiente hospitalar, ressigni...