Palhaços nos hospitais - o estranhamento encantador


Toda vez que eu acompanho uma visita de palhaços nos hospitais,volto pra casa cheia de alegria, de encanto e com a certeza de que esse trabalho é algo tão sério, quanto transformador! 
Já acostumada a estar atuando como Dra. Barrica, nas visitas de acompanhamento e orientação, fico a paisana, bem discreta e disfarçada, para que não atrapalhe o trabalho dos meus colegas. Mas as vezes sou reconhecida! 
Bem quieta do meu canto com a máquina nas mãos eu observo cada ação dos palhaços e cada reação que meus olhos conseguem alcançar. 
Uma música, uma coreografia, uma piada bem preparada, uma palavra dita ao improviso, uma delicadeza ou uma bobagem tem o poder mágico de transformar uma sala de espera silenciosa e fria, em uma sala de festa, de showns, de histórias reveladas, de brincadeiras descabidas, de procuras sem fim! 
E aos poucos vejo rostos cisudos se rendendo a brincadeira, e os risos começam a tomar conta da sala, as palavras doces começam a ser sussurradas para os palhaços, os celulares aparecem para fotografar e filmar na tentativa de levar uma lembrança desse momento tão improvável. 



"A gente espera tanta coisa quando se dirige ao hospital: espera, ansiedade, diagnósticos, esperanças, desesperanças, dor, remédio, médico, exames e a gente também espera a cura da nossa enfermidade! Mas o que a gente nunca espera é ser surpreendido por uma dupla de palhaços, muito bobos e desconjuntados, que tentam com seus recursos atrair a nossa atenção e geralmente a ganham. E depois de ganha a atenção, eles fazem gato e sapato do nosso riso, da nossa alegria. E nessa sapateada a dor vai se espantando e quase some do mapa. E aquela espera que antes era só espera, com esperança e incertezas, vira uma festa!"



Cada visita é um universo diferente e rico de possibilidades de jogo e de transformação, nos pacientes, nos colegas da saúde e em nós mesmos.

Por esse motivo, os Doutores RiSonhos tem muita seriedade, compromisso e ética na realização do seu trabalho. Porque sempre e a cada dia, pretendemos dar o nosso melhor, para despertar o melhor dentro das pessoas. 

Palhaços observados:
Dr. Chicote, Dr. Cambito, Dr. Mogno e Dra. Kirina

Observados por Michelle Silveira 






Fotos de Michelle Silveira 

Comentários

Postagens mais visitadas