Da França para Chapecó - Le rire Médecin e Doutores RiSonhos

Nos dias 18, 19, 20 e 21 de março de 2016, nós recebemos as palhaças francesas Jeannick Dupont e Sarah Gautré, para treinamento específico de palhaçaria nos hospitais. As duas palhaças atuam atualmente no renomado grupo francês Le Rire Médecin, que há 25 anos realiza visitas frequentes a pacientes das alas pediátricas dos hospitais da França.
Foram intensas 25 horas de trabalho voltado para o jogo, para a relação de poder e para o trabalho dentro dos hospitais. Além da Oficina, Jeannick acompanhou uma visita da Dra. Barrica e Dr. Tina Trompette ao Hospital da Criança, na manhã chuvosa do dia 21 de março, orientando as visitas aos quartos, acompanhando detalhadamente cada passo das palhaças e ajudando a desenvolver cada vez mais o jogo com o paciente, acompanhante, profissionais e espaço!
Foi muito interessante e gratificante para todo o grupo, ter a oportunidade de aprofundamento na linguagem, conhecimento de diferentes formas de interação e jogo clownesco, além de abrir inúmeras janelas de oportunidades e ideias.

SOBRE A NECESSIDADE DE TREINAMENTO:


O grupo tem o entendimento da importância de um aprofundamento técnico na arte do palhaço focado no ambiente hospitalar, que tem suas especificidades e necessidades.


“Atuar como palhaços nos hospitais é uma grande aventura, pois nem sempre se sabe o que esperar do outro lado do vidro, do outro lado da porta. O quarto do hospital é um palco diferente de todos os outros, onde você precisa pedir a permissão para o público para poder atuar nele. A atuação nunca é só do palhaço, é principalmente do paciente e dos seus acompanhantes. E nesse jogo lúdico, sempre o paciente está em foco e o palhaço a serviço dele, para isso há que se ter muita sensibilidade, além da técnica do palhaço. É isso que buscamos com este treinamento, ampliar nossos horizontes e possibilidades de interação com nossos pacientes, sejam eles crianças, adultos, idosos, profissionais da saúde, da limpeza ou acompanhantes.” 

Michelle Silveira da Silva – Dra. Barrica 

SOBRE AS PALHAÇAS:


Jeannick Dupont é palhaça, atua em hospitais na França e ministra cursos de iniciação e aperfeiçoamento de palhaços em diversos países. Antes de se tornar palhaça, trabalhou como artista plástica durante cerca de 10 anos. Começou sua formação em clown e teatro burlesco, em 1996 na Bretanha, Paris e Bélgica. Em 2002, ela criou a companhia “Cie La Cerise dans le gateau”, em Rennes. Na mesma época nasce sua palhaça Miss Huguette Espoir.  A partir daí Jeannick Dupont não parou de enriquecer este caráter da palhaça Huguette, graças a vários treinamentos, improvisações, mostras, apresentações em festivais e no contato com outros palhaços. Em 2006, ela junta-se o Rire Médecin, grupo de clowns que atua nos Hospitais da França e o integra até hoje. No Brasil já trabalhou com vários grupos de palhaços que atuam em hospitais como Doutores da Alegria do Recife/PE e Doutoras, música e riso de Brasília/DF, e agora chegou a tão esperada hora de trabalhar com os Doutores RiSonhos de Chapecó/SC.
Sarah Gautré iniciou sua formação como palhaça a 15 anos, formação esta que se mistura muito com suas vivências no teatro, mas como referência tem desde criança, o trabalho de seu pai Alan Gautré famoso palhaço francês. Atualmente integra o Grupo Le rire Médecin com sua palhaça Tina Trompette.

REGISTROS DA OFICINA:





REGISTROS DA VISITA AO HOSPITAL:







Comentários

Postagens mais visitadas